quinta-feira, 28 de julho de 2016

Elas, ainda, são incríveis

por Junio Oliveira

Comercial Skoda Superb 280

Ao ver a ótima propaganda (acima) da Skoda Superb 280, lembrei que peruas ainda existem. Brincadeiras a parte, neste post, apenas expressarei minha opinião como consumidor.
Tem sido relativamente comum tropeçar por páginas brasileiras no Facebook ou sites que mencionam o slogan: "Save the wagons" ou "Salvem as peruas". Modinha? Não, não mesmo. Por aqui, elas perderam forças e os fãs desse tipo de carroceria, evidentemente começaram a "chiar". E, eu, me incluo nesse meio.
No mercado de veículos novos, me vem somente um nome: VW Golf Variant. Aí, penso: "Deve ter mais alguma, vou pesquisar." E realmente tem. VW SpaceFox, Volvo V60, Fiat (Palio) Weekend, Subaru Outback (meio perua, meio SUV...) e a sensacional Audi RS6.
No mercado de usados, a oferta de modelos é bem melhor. Tem peruas para todos os gostos: anos 1.970, 80 e 90, 2.000, compacta, grandes, importadas, duas e quatro portas...
Particularmente, sou obcecado pela americana Chevrolet Nomad e a nacional Fiat Marea Weekend Turbo (Vermelho Alpine?).

Nomad e Marea Weekend, minhas favoritas

No início dos anos 2.000, as minivans representadas por Chevrolet Zafira, Citroen Picasso e Renault Scénic ofereciam boas doses de conforto. Mas, como as minivans são racionais em excesso, conviveram com Fiat Marea Weekend, Toyota Filder, Peugeot 307 SW e Renault Gran Tour.
As peruas têm qualidades que eu valorizo:

1- Centro de gravidade -bem- mais baixo comparando com minivans ou SUV;
2- Passageiros do banco de trás não tomam sol na nuca;
3- Aceita motor mais potente numa boa. Agora, combine isso ao centro de gravidade baixo;
4- É o carro "perfeito" para o pai de família. Pois, além de levar as tralhas do(s) bebê(s), levar o(s) filho(s) na escola e fazer as compras, você poderá pegar uma estrada sinuosa e ser feliz.

De uns tempos para cá, um tsunami de jipinhos, crossover ou SUV inundaram as ruas. Carros desse tipo são legais, e evoluíram muito. Alguns, já não usam mais o chassi de longarinas e há até versões apimentadas. Enfim, os fabricantes oferecem vários modelos. Devido a tamanho sucesso, há quem os culpe pela pouca oferta das peruas, por aqui. Verdade ou não, o marketing dos fabricantes tem um poder de influência tão grande, que é capaz de mudar o curso do mercado. "Basta" uma mente brilhante acertar na veia.
Estranho, será somente por aqui que estamos sentindo falta das peruas?
Por curiosidade, fui tentar verificar como é a situação lá fora. Procurei uma tabela de veículos 0 km deste ano. Consegui apenas uma de fevereiro de 2.015 para o mercado português. Já é alguma coisa.
Quase surtei ao ver tamanha variedade. Audi, BMW, Ford, Jaguar, Opel, Mazda, Skoda, VW, Peugeot, Renault, e Toyota disponibilizavam peruas para o consumidor.
No geral nosso mercado ainda é monótono em relação aos outros, muito por causa dos altos impostos e desejo de alto lucro dos fabricantes. Se houvesse uma redução de valores justa, o mercado poderia ter mais variedades e, assim, ter mais ofertas das peruas. Mas para isso acontecer...

terça-feira, 19 de julho de 2016

Luz de advertência

por Junio Oliveira
Não fique igual ao Bob das Cavernas

Essas luzes de advertência podem deixar qualquer um maluco, desde o motorista guiando calmamente pela estrada ou um mecânico experiente.
Eu mesmo já passei por isso. Quando eu ligava o meu VW Gol 1.8 Mi 97, a luz da bateria só apagava quando pisava no acelerador. Depois verifiquei que o carro estava com o "distribuidor atrasado", com uma lâmpada estroboscópica ajustei o seu avanço em 9º. Resolvido o problema.
Outra coisa que notei recentemente é a "demora" em apagar da luz do óleo. Suspeito que seja folga nos componentes internos do bloco, pois o óleo terá de preencher estas folgas, fazendo a luz apagar. O carro está com mais de 200.000 km e o primeiro dono tinha fama de não cuidar da manutenção. A bomba de óleo é nova.
Ainda falando sobre o Gol, nessa versão Mi, não há a luz de advertência do sistema de injeção eletrônica.
E por falar na luz de injeção, aqui cabe um curiosidade. Em 1992 quando a Fiat lançou o Uno 1.5 i.e., a central eletrônica dispunha de um programa chamado de "Volta para casa". Quando o veículo está funcionando normalmente, a central capta os dados dos sensores e salva em sua memória para poder acionar os atuadores. Caso venha acontecer algum problema no sistema, a injeção trabalha com os dados anteriores ao surgimento da avaria. Quando isso acontecia, o carro consumia muito combustível e/ou perdia potência.
Muitas das vezes não sabemos como agir. Geralmente, ficamos com cara de bobo, com raiva querendo destruir o carro, com medo de um possível no rombo da conta bancária.
Abaixo, algumas dicas:

 Temperatura

Ao acender, indica que a temperatura do liquido de arrefecimento está acima do ideal, ou seja: tem algo anormal acontecendo.
Ter pressa não vai resolver nada, muito menos ficar nervoso. Ao ver que a luz acendeu e o ponteiro do marcador de temperatura está subindo, encoste o carro de forma a garantir sua segurança e dos outras pessoas. Não esqueça da sinalização.
Abra o capô e verifique:
- Se há liquido no vazo de expansão (sistema selado) ou no radiador (não abra com o motor quente, +/- 90ºC, pois o liquido irá sair e causar queimaduras). Complete com água;
- Se a correia da bomba d'água está solta ou arrebentada;
- Se há rompimentos nas mangueiras do sistema, uma silver tape ajuda como paliativo;
- Em alguns casos é possível fazer um "jumper", usando um fio elétrico, no conector do interruptor térmico do radiador para acionar a ventoinha.
Pode haver travamento na válvula termostática (paralela?), porém a diagnose é difícil.
Você pode ligar o carro, mas ande devagar e de olho no ponteiro e na luz de advertência, até conseguir ajuda.
Mas a dica que eu deixo é: tenha um bom seguro ou um número de telefone do reboque.

Circuito elétrico

Esta luz indica que componentes do carro não estão recebendo energia necessária para o correto funcionamento. Pode ser desde um problema de regulagem do avanço do distribuidor (quando veículo o dispuser), regulador de voltagem do alternador,  alternador e a bateria. Antes de sair do carro, mantenha o motor ligado. Verifique os cabos da bateria. Veja as condições da correia do alternador. Se está solta, desligue o motor, solte o tensor e fixe-a novamente. Caso ela tenha rompido e ficado pelo caminho, não fique desesperado, volte para dentro do carro, desligue o ar-condicionado e demais acessórios. SE POSSÍVEL E SEGURO, desligue os faróis. E vá até uma autorizada ou oficina de confiança.

Lubrificação

Outra luz que causa sustos. Quando acende poderá indicar redução do nível de óleo ou e redução da pressão. As causas podem ser a elevação da temperatura, entupimento dos canais (borra), bomba de óleo danificada ou até mesmo por esquecimento em completar o nível de óleo.
Nestes casos, estacione o carro em local plano e, com o motor desligado,  espere alguns minutos e verifique o nível de óleo, se estiver baixo complete-o usando o óleo recomendado pelo fabricante. Caso a luz não apague, reboque o carro até a oficina. Dica: quando a luz começa a acender em curvas é o primeiro sinal que o nível de óleo está baixo.
Trocar o óleo e filtro de acordo com o fabricante ajuda (e muito) a evitar essa dor de cabeça.

Freios
Esta luz irá acender por causa do desgaste das pastilhas ou nível do fluído baixo. Quando há o desgaste das pastilhas, geralmente são as da frente pois são responsáveis por 90% da capacidade de frenagem. Há um contato na pastilha, ao encostar no disco aciona a luz. Quanto ao nível de fluido de freio é importante verificar se não há vazamentos nas tubulações, mangueiras e conexões do sistema. Quando há vazamentos, o pedal do freio "baixa" ficando sem modulagem nenhuma. Daí a importância em não prosseguir. Se não há vazamentos, complete o nível.

Injeção eletrônica

Significa que há algum tipo de avaria nos sensores, atuadores, no sistema de gerenciamento ou, até mesmo, um problema mecânico que está influenciando na leitura incorreta dos sensores. A maioria das centrais eletrônicas possuem o programa "volta para casa" que permite ao motor, mesmo de forma precária, o seu funcionamento até que seja executado o reparo. Não há muito o que fazer, a não ser levar o carro até uma oficina.

ABS

Hoje os veículos saem de série das fábricas com ABS (Anto-lock Braking System), quando ela acende significa que o sistema não está funcionando. O carro não vai ficar sem freio e é preciso que você module o pedal do freio com mais atenção para não provocar travamentos desnecessários. Leve o carro a oficina.

Air Bag ou SRS


O símbolo aparecem em alguns veículos com a sigla SRS (Supplemental Restraint System) ou com a ilustração do boneco e a bolsa de ar. Ao acender indica que há uma avaria no sistema eletrônico. Dificilmente irá acionar sozinho, mas em caso de colisão poderá falhar. Seu conserto é em autorizada ou pessoal especializado.

Abaixo, uma lista com as luzes e seus significados.


01 – Luz indicadora do Farol de Neblina
02 – Indica problemas no sistema de direção assistida
03 – Luz indicadora do Farol de Neblina Traseiro
04 – Verificar nível da água de esguicho
05 – Verificar a pastilha de Freio
06 – Luz indicadora de controle de cruzeiro (cruise control)
07 – Luz indicadora de setas
08 – Luz do sensor de luz e de chuva
09 – Luz indicadora de Modo de Inverno
10 – Luz Indicadora de informações
11 – Luz indicadora de aviso preaquecimento de Diesel
12 – Luz de Aviso Geada
13 – Luz de Aviso de ignição
14 – Luz indicadora: A chave não está no veículo
15 – Luz indicadora de bateria fraca da chave
16 – Luz indicadora de alerta de distância
17 – Pressione o pedal de embreagem
18 – Pressione o pedal de freio
19 – Aviso de bloqueio de direção
20 – Luz indicadora de Farol Alto
21 – Luz indicadora de Pressão do pneu baixa
22 – Luz de Informação de luz auxiliadora
23 – Defeito na Luz exterior
24 – Avisos de luzes de freio
25 – Aviso filtro de partículas diesel
26 – Aviso de engate
27 – Aviso de suspensão a ar
28 – Aviso de saída de faixa
29 – Aviso conversor catalítico
30 – Aviso cinto de segurança
31 – Luz indicadora de freio de estacionamento
32 – Luz indicadora de Aviso bateria/alternador
33 – Assistente de estacionamento
34 – Serviço necessário
35 – Luz adaptável
36 – Controle de alcance dos faróis
37 – Aviso de spoiler traseiro
38 – Aviso teto conversível
39 – Aviso airbag
40 – Aviso de freio de mão
41 – Água no filtro de combustível
42 – Airbag desativado
43 – Falha/problema
44 – Luz indicadora de farol
45 – Filtro de ar sujo
46 – Luz Indicadora de direção eletrônica
47 – Controle de descida
48 – Aviso de temperatura
49 – Aviso de airbag
50 – Aviso do filtro de combustível
51 – Porta aberta
52 – Capô aberto
53 – Baixo nível de combustível
54 – Aviso de caixa de marcha
55 – Limitador de velocidade
56 – Amortecedores
57 – Pressão do óleo baixa
58 – Desembaçador dianteiro
59 – Porta malas aberto
60 – Controle de estabilidade desligado
61 – Sensor de Chuva
62 – Injeção eletrônica
63 – Desembaçador traseiro
64 – Limpador de para-brisa automático