sábado, 4 de dezembro de 2010

Carência de um povo apaixonado por automobilismo

A Wikipédia define inveja como: "Sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas matérias como qualidades inerentes ao ser) e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrora seja melhor." Desculpe caro leitor. Este sentimento predomina em meu peito, não consigo retira-lo de mim. De quem eu tenho inveja e por quê? Nossos vizinhos argentinos possuem uma categoria chamada TC 2000 e os Australianos possuem a V8 Supercars.
A TC 2000 é simplesmente considerada a principal categoria de automobilismo da América do Sul. E quando digo principal, podemos entender também como a melhor. Diversão garantida para todos que estão assistindo pela TV ou simplesmente presentes no autódromo escutando o urro dos motores.
Montadoras como  Ford, Toyota, Honda, Chevrolet e Renault estão presentes na categoria e elas não compartilham o mesmo chassi tubular e nem querem como direito usar bolhas de seus modelos. E, sim, levam seus próprios modelos preparados de acordo com o regulamento. Em relação às provas eles têm de possuir um percurso com no mínimo 130 km ou no máximo 1 hora de duração.



Apesar da V8 Supercars lembrar um meio termo entre carro de turismo e um stock car, ela está também entre as mais respeitadas e competitivas competições realizadas. As marcas que participam são Ford e Holdem com seus respectivos modelos: Falcom e Comodore, que saem com potencia acima dos 630 cv e pesam 1350 kg! Há corridas que variam de 500 km a 1000 km. Inclusive com uma prova disputada no  Bahrein.
Tínhamos um representante brasileiro na V8 Supercars: Max Wilson que recentemente está no Brasil disputando a Stock Car. Com certeza, se ele assistir o vídeo abaixo, sentirá saudades de quando estava por lá.



Em relação a nossa "querida"  Stock Car, os carros são ultra potentes, graças a um V8 que rende mais de 520 cv, mas, os carros padecem de uma agilidade de mudança de faixa.  O que torna a categoria muito sem graça. Sem espírito de competição. Os olhos doem ao ver tamanha previsão. Além do mais, as corridas são curtas, prejudicando ainda mais a competição entre os pilotos. Pois em um espaço maior de tempo, muitas coisas imprevisíveis (bem divertidas para o público) podem acontecer.
Enfim, fica claro por que nós brasileiros estamos carentes de uma competição que seja realmente competitiva. Abaixo o site das três categorias.



3 comentários:

  1. Parabens pela postagem , ficou muito boa .
    E aqui mano , tabm acho que neste nosso brasil esta faltando muito interessa das pessoas com nossos talentos , e não é só na automobilistica , mais sim com quase tudo que nos cerca no dia a dia .
    e mais uma vez parabens aew !

    ResponderExcluir
  2. E aí meu nobre amigo Carlos, tudo bom? Com certeza.Mas, ainda bem que temos algumas boas exceções. Ainda bem.

    ResponderExcluir