Literatura finíssima é algo que algum sujeito possuidor de qualquer sentimento pelo mundo automobilístico quer ter para si. Onde possa pesquisar, futicar ou, melhor dizendo, passar horas e horas descobrindo coisas fantásticas. Do mais óbvio jeito correto de dirigir até as novas tecnologias para minimizar os estragos ambientais causados, infelizmente, por certos setores automobilísticos. Para adquirir literatura automobilística, dificilmente encontra-se lojas especializadas. Então, o jeito é ir para a internet.
Recentemente, na véspera do natal, resolvi me presentear com um livro muito antigo sobre automóveis, lá de Portugal. Data de 1981 e o seu nome é: O LIVRO DO AUTOMÓVEL Editora B&D Selecções do Reade's Digest. Na verdade, a primeira impressão desta obra vem de 1976, sendo que a unidade adquirida por min faz parte da 6.ª Impressão com mais de 40.000 exemplares. Antigo, mas com excelentes doses de conhecimento altamente confiáveis que podem ser estendidas até nos dias de hoje. Basicamente, traz a história do automóvel até os anos de 1980, como um armador poder ter uma oficina bem organizada, literatura mecânica automobilística muito bem ilustrada (doce carburador SU), dicas excelentes de direção, manutenção e localização de avarias. Quando vi este livro pela primeira vez, minha namorada havia o pegado emprestado em uma biblioteca, lagrimas saíram de meus olhos. Agora eu entendo porque minha mãe insistia tanto para eu ir no psicólogo... O preço pelo livro? R$ 90,00.
Antes de comprar este livro, eu estava doido para comprar duas revistas antigas, muito especiais. Autoesporte nº 327 agosto de 1992 e Quatro Rodas nº 388 novembro de 1992. A primeira, nota-se logo pela capa intitulada de: "Os Mais Rápidos do Mundo" e seguida com uma bela foto do Ferrari F40 e Lamborghini Diablo. Bom, a reportagem é internacional, feita pela Road&Track com colaboração dos mitos Paul Frère e Phil Hill. E, no pega junto com os citados F40 e Diablo, estavam Ruf Porsche TR 2, Callaway Corvette Twin Turbo, Opel Lotus Omega, Chevrolet Corvette ZR-1 e BMW Alpina B10 Biturbo.
Já a segunda, traz um teste do mitológico Ferrari F40, só que feito por aqui. E que belo teste. Texto, números... Enfim, as duas saíram a um preço camarada, menos de R$ 20,00.
Se eu pretendo adquiri mais literatura pela internet, sim! Mas fica a dica: tomem bastante cuidado, pesquisem muito e busquem sempre lugares confiáveis.

Eu tenho o teste feito pelo Bob Sharp na F40, ele chega ao ponto de reclamar da retomada de velocidade antes da abertura dos turbos. Mas, no meu caso, não vendo, não empresto e só a darei ao meu filho mediante testamento!
ResponderExcluir