segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Nacionais e esportivos

É muito fácil ver um entusiasta brasileiro, que aprecia o mundo automotivo, indignado quando o assunto se refere aos esportivos nacionais. E não é difícil entender. Em nosso território, os verdadeiros esportivos nacionais são raros e caros. Muitos, neste caso, recorrem aos usados e há certa dificuldade de achar um modelo descente. Ou optam por pseudoesportivos. 
Lembrando, os pseudoesportivos, são até maioria no nosso mercado do que os esportivos de verdade. Outra característica: mesmo sendo falsos esportivos, são caros pelo que oferecem.
Já os esportivos de verdade, você bem sabe, jamais poderão ficar devendo em sensação ao dirigir, conjunto mecânico bem afinado, visual bem caprichado e por que não um preço honesto? No mercado americano ou europeu há bom exemplo. O Mazda Miata ficou famoso por aliar bom custo/diversão. Realmente não era muito potente, mas relatos sobre o bichinho apontavam que ele tinha comportamento arisco devido à tração traseira e ao baixo peso. Acredito que no nosso mercado, não tivemos algo parecido com o Miata. Embora, talvez o que mais se aproximasse vagamente de uma proposta assim, fosse um Fiat Uno 1.5R.   
Na maioria das vezes os esportivos de verdade, são caros mesmo, salvos algumas exceções como o exemplo acima.
Voltando ao assunto inicial. Tivemos alguns representantes da casta dos verdadeiros esportivos, fabricados em série ou fora-de-série. Abaixo, alguns representantes:

VW Gol GT

"Na pista de Interlagos, comportou-se como um automóvel de competição, igual aos que disputam o Brasileiro de Marcas: Estável, sensível e com rápidas retomadas." 
- Emílio Camanzi, Quatro Rodas, Abril de 1984.

Por que ele é um esportivo verdadeiro?
Apesar de ser mais parecido com o Golf MKI, ele "peitava" o irmão mais rico, o Golf GTI 8 V MK2.

Ficha Técnica
Preço médio (atual) | R$ 6.146,00
Produzido | 1984-1986
Motor | 1.781 cm³ 8 V aspirado,
quatro cilindros, 99 cv a 5.400 rpm, 
14,9 kgfm a 3.200 rpm
Transmissão | Quatro/Cinco marchas,
manual, tração dianteira
Suspensão | Dianteira: Independente, 
Traseira: Semi-independente 
Freio | Dianteira: Disco rígido; 
Traseira: Tambor
Direção | Pinhão e cremalheira com amortecedor
Peso | 950 kg
Comprimento/Largura/Altura | 3.850/1.601/1.375 (em mm)
Desempenho | 0 a 100 km/h: 9,7s; Velocidade máxima: 180 km/h  

Chevrolet Opala SS 250-S

"Além do torque e potência, o câmbio também é responsável por algumas diferenças desses carros (Opala SS 250-S, Charger R/T e Maverick GT). Assim, o Opala, embora tendo um câmbio de engates rápidos e precisos, só chega aos 58 km/h em primeira e 98km/h em segunda." - Emílo Camanzi, Quatro Rodas, Março de 1976

Por que ele é um esportivo verdadeiro?
Além de "dar pau" no carro que lhe deu origem (Opel Rekord), foi considerado pela Quatro Rodas o carro mais veloz do Brasil.

Ficha Técnica
Preço médio (atual) | n/d
Produzido | 1976-1980
Motor | 4.093 cm³, 12V aspirado,
6 cilindros, 171 cv a 4800 rpm,
32,5 kgfm a 2600 rpm
Transmissão | 4 marchas,
manual, tração traseira
Suspensão |  Dianteira: Independente,
Traseira: Eixo-rígido
Freio |  Dianteira: Disco rígido,
Traseira: Tambor
Direção | Setor e rosca sem fim
Peso | 1172 kg
Comprimento/Largura/Altura | 4.575/1.758/1.384 (em mm)
Desempenho | 0 a 100 km/h: 11,67s; Velocidade máxima: 189 km/h

Honda Civic Si

"Talvez não tenha sido proposital, mas parece que a Honda conseguiu nesse Civic um comportamento parecido com as trocas de marchas  feitas em motocicletas esportivas (outra especialidade da marca)." - Hairton Ponciano Voz, Autoesporte, Abril de 2007

Por que ele é um esportivo verdadeiro?
Porque? 0 a 100 em 7,9s, airbag frontal e lateral, contole de tração e estabilidade...

Ficha Técnica
Preço médio (atual) | R$ 103.650,00
Produzido | 2007-
Motor | 1998 cm³, 16V aspirado, 
4 cilindros, 192 cv a 7.800, 
19,2 kgfm a 6.100 rpm
Transmissão | 
6 marchas, manual, 
tração dianteira
Suspensão |  Dianteira: Independente
Traseira: Independente
Freio |  Dianteira: Disco ventilado
Traseira: Disco rígido
Direção | Életrica
Peso | 1322 kg
Comprimento/Largura/Altura | 4.489/1.752/1.450 (em mm)
Desempenho | 0 a 100 km/h: 7,9s; Velocidade máxima: 232 km/h

Chevrolet Corsa GSi

"Pode-se dizer que o desempenho do Corsa GSI é condizente com seu estilo agressivo. Mesmo com motor de baixa cilindrada, 1.600cc, o pequeno esportivo tem performance de 'gente grande'." - Redação, Oficina Mecânica, Outubro de 1994

Por que ele é um esportivo verdadeiro?
Motor Ecotec que com apenas 1.598 cm³ fazia do GSi um "foguete de bolso"

Ficha Técnica
Preço médio (atual) | R$ 12.034,00
Produzido | 1994-1996
Motor | 1.598 cm³ 16V aspirado, 
4 cilindros, 108 cv a 6.200 rpm
14,8 kgfm a 4.000 rpm
Transmissão | 5 marchas, manual
tração dianteira
Suspensão |  Dianteira: Independente
Traseira: Semi-independente
Freio |  Dianteira: Disco ventilado 
Traseira: Tambor
Direção | Pinhão e cremalheira, hidráulica
Peso | 999 kg
Comprimento/Largura/Altura | 3.729/1.608/1.388 (em mm)
Desempenho | 0 a 100 km/h: 9,8s; Velocidade máxima: 192 km/h

Fiat Punto T-Jet

"Tivemos boas oportunidades de andar com o T-Jet. Em um circuito fechado, em Belo Horizonte, o Punto se mostrou à vontade. A inclinação das curvas agradava , mas senti falta de firmeza na direção." - Adriano Griecco, Car and Driver, Março de 2009

Por que ele é um esportivo verdadeiro?
Apesar de não ser um Abarth, consegue boas proezas com seu proprietário.

Ficha Técnica
Preço médio (atual) | R$ 66.480,00
Produzido | 2009-
Motor | 1.368 cm³ 16V Turbo, 
4 cilindros, 152 cv a 5.500 rpm
21,1 kgfm a 2.250 rpm
Transmissão | 5 marchas, manual
tração dianteira
Suspensão |  Dianteira: Independente
Traseira: Semi-independente
Freio |  Dianteira: Disco ventilado 
Traseira: Disco
Direção | Pinhão e cremalheira, hidráulica
Peso | 1.230 kg
Comprimento/Largura/Altura | 4.030/1.687/1.505 (em mm)
Desempenho | 0 a 100 km/h: 8,4s; Velocidade máxima: 203 km/h

Fiat Marea Turbo

"O Marea Turbo 2.0 revela suas duas faces. Na pista, com seus 182 cavalos, prova que é o modelo mais potente e veloz entre os nacionais. Na rua, mais parece um cavalheiro." - Cacá Clauset, QuatroRodas, Março de 1999.

Por que ele é um esportivo verdadeiro?
Essa é uma resposta simples. Apesar de seu motor sensível a nossa gasolina e do abandono da mãe, conquistou um fã clube leal e de muitos entusiastas com sua peformace.

Ficha Técnica
Preço médio (atual) | R$ 24.952,60
Produzido | 1998-2007
Motor | 1.996 cm³ 20V Turbo, 
5 cilindros, 182 cv a 6.000 rpm
27,0 kgfm a 2.750 rpm
Transmissão | 5 marchas, manual
tração dianteira
Suspensão |  Dianteira: Independente
Traseira: Independente
Freio |  Dianteira: Disco ventilado 
Traseira: Disco
Direção | Pinhão e cremalheira, hidráulica
Peso | 1.310 kg
Comprimento/Largura/Altura | 4.393/1.741/1.450 (em mm)
Desempenho | 0 a 100 km/h: 7,3s; Velocidade máxima: 227 km/h

Chevrolet Vectra GSi

"Com o Vectra GSi, nossos carros começam, definitivamente, a deixar de ser carroça. Pra brigar, em igualdade de condições, com qualquer automóvel importado." - Douglas Mendonça, Quatro Rodas, Dezembro de 1993.

Por que ele é um esportivo verdadeiro?
Por ser um carro, até hoje, citado como referencia em esportividade.

Ficha Técnica
Preço médio (atual) | R$14.933,00
Produzido | 1994-1996
Motor | 1.998 cm³ 16V aspirado, 
4 cilindros em linha, 150 cv a 6.000 rpm
20,0 kgfm a 4.000 rpm
Transmissão | 5 marchas, manual,
tração dianteira
Suspensão |  Dianteira: Independente
Traseira: eixo de torção
Freio |  Dianteira: Disco ventilado 
Traseira: Disco
Direção | Pinhão e cremalheira, hidráulica
Peso | 1.235 kg
Comprimento/Largura/Altura | 4.432/1700/1.400 (em mm)
Desempenho | 0 a 100 km/h: 9,22s; Velocidade máxima: 207 km/h

Audi A3 1.8T

"Dirigir devagar esse compacto de desempenho notável torna-se uma tarefa frustrante: você precisa controlar a vontade de pisar fundo e sentir o corpo colar no banco." - Cacá Clauset, Quatro Rodas, Junho de 2000. 

Por que ele é um esportivo verdadeiro?
Junto com Marea Turbo e Golf GTI, fazia a cabeça dos adolecentes sonhadores.

Ficha Técnica
Preço (atual) | de R$24.629,00 à R$44.437,00
Produzido | 2000-2006
Motor | 1.781 cm³ 20V Turbo, 
4 cilindros em linha, 180 cv a 5.500 rpm
24,0 kgfm a 1.950 rpm
Transmissão | 5 marchas, manual,
tração dianteira
Suspensão |  Dianteira: Independente
Traseira: Eixo semi-rigído
Freio |  Dianteira: Disco ventilado 
Traseira: Disco
Direção | Pinhão e cremalheira, hidráulica
Peso | 1.180 kg
Comprimento/Largura/Altura | 4.192/1.735/1.473 (em mm)
Desempenho | 0 a 100 km/h: 8,7s; Velocidade máxima: 217 km/h

Brasinca 4200 GT/Uirapuru

"A cada mudança de marcha ganhava-se capacidade para mais 50 km/h. A terceira e última o fez ultrapassar os 200 em Interlagos, um recorde nacional que só seria batido nos anos 90 pelo Omega." - Fabrício Samahá, Best Cars Web Site, 26 de Janeiro de 2002

Por que ele é um esportivo verdadeiro?
Polêmico este carro. Dizem que a Jensen (do Reino Unido) com o Interceptor  havia copiado o estilo do 4200 GT Uirapuru. Mas, isso não é motivo para considera-lo um esportivo verdadeiro. E sim, muito provável este carro ter sido o nosso primeiro superesportivo. 

Ficha Técnica
Preço (atual) | n/d
Produzido | 1965 à 1967
Motor | 4.271 cm³, 
6 cilindros em linha 12 válvulas, 155 cv a 4.000 rpm
32,7 kgfm a 3.200 rpm
Transmissão | 3 marchas, manual,
tração traseira
Suspensão |  Dianteira: Independente
Traseira: Eixo rígido
Freio |  Dianteira: Disco ventilado 
Traseira: tambor
Direção | Setor e sem fim, sem assistência hidráulica
Peso | 1.180 kg
Comprimento/Largura/Altura | 4.350/1.800/1.260 (em mm)
Desempenho | 0 a 100 km/h: 10,4 s; Velocidade máxima: 194 km/h

Hofstetter 1.8 Turbo

"A alavanca de câmbio fica bem à mão do motorista, o ruído do motor AP 1.8 a álcool da VW, mas com turbo para entregar potência de aproximadamente 180 cv, invade a cabine. Tração é traseira. Há um enorme aerofólio e o coeficiente aerodinâmico deve ser baixíssimo (não encontrei esse dado
em lugar algum)."
- Redação, Jornal do Carro, 29 de novembro de 2008

Por que ele é um esportivo verdadeiro?
Outro representante da classe superesportiva brasileira. O conjunto mecânico ajudava o Hofstetter 1.8 Turbo  a superar marcas do 0 a 100 km/h e Velocidade máxima em, respectivamente: 9,3 s e acima dos 200 km/h.

Ficha Técnica
Preço (atual) | Ouve um exemplar sendo vendido acima dos R$100.000,00 
Produzido | 1986 à n/d 
Motor | 1.781 cm³, 
4 cilindros em linha 8 válvulas, 140 cv a 5.000 rpm
21,0 kgfm a 3.600 rpm
Transmissão | 4 marchas, manual,
tração traseira
Suspensão |  Dianteira: Independente
Traseira: Independente
Freio |  Dianteira: Disco
Traseira: Disco
Direção | Pinhão e cremalheira, sem assistência hidráulica
Peso | 1.120 kg
Comprimento/Largura/Altura | 4.350/1.800/1.260 (em mm)
Desempenho | 0 a 100 km/h: 10,4 s; Velocidade máxima: 194 km/h

Lobini H1

"As molas ficaram mais macias em relação ao protótipo, que rodou durante quase dois anos. Como resultado, uma condução sem sustos e um interessante barulho de motor, sobretudo quando o turbo enche. A estabilidade é boa." - Luís Perez, Interpress Motor, 10 de abril de 2007


Por que ele é um esportivo verdadeiro?
É um esportivo puro. Repudia o uso de recursos eletrônicos e tem clara inspiração em esportivos ingleses (e isso é bom).

Ficha Técnica
Preço (atual) | R$ 179.000,00
Produzido | 2007-
Motor | 1.781 cm³, 
4 cilindros em linha 16 válvulas, turbo, 180 cv a 5.500 rpm
24,0 kgfm a 1.950 - 4.700 rpm
Transmissão | 5 marchas, manual,
tração traseira
Suspensão |  Dianteira: Independente
Traseira: Independente
Freio |  Dianteira: Disco Ventilado
Traseira: Disco
Direção | Pinhão e cremalheira, sem assistência hidráulica
Peso | 1.030 kg
Comprimento/Largura/Altura | 3.720/1.800/1.180 (em mm)
Desempenho | 0 a 100 km/h: 6,0 s; Velocidade máxima: 230 km/h

Breve, virá mais uma lista.

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