por Junio Oliveira
Recentemente, a Ford australiana anunciou que o Falcon Ute (Ute de utility, utilidade em português) será fabricado até outubro desse ano. Junto com Holden Commodore Ute, o Falcon Ute é um legítimo representante dos cupês utilitários: Ir a compromissos sociais no domingo e na segunda, voltar ao trabalho. Pelo menos, essa é a ideia original.
Falcon Ute e Commodere Ute
Vale lembrar que a Holden anunciou término das atividades em 2017 e a Toyota o fim da produção do Camry, no mercado australiano.
Se há uma coisa capaz de deixar um entusiasta automobilístico triste, é
ver um modelo que marcou a história sair de linha ou o sucessor não ter
as qualidades do antecessor. No primeiro caso, por mais que não esteja
vendendo bem, não ver mais aquele carro na tabela de preços dos 0 km é
algo, no mínimo, desconfortante. Há um caso emblemático, o do Ford
Mustang. Com rumores que o modelo iria deixar de ser produzido na terceira
geração, fãs escreveram uma carta a Ford, pedido para não cometer tal
ato. Hoje, sabemos que esse fato acabou com um final feliz.
Voltando ao tema cupê utilitário, por aqui há representantes dessa categoria, são chamadas de picapes mesmo. A primeira picape derivada de um carro de passeio foi o Fiat 147 Pick-Up. Depois vieram VW Saveiro, Chevrolet Chevy 500, Ford Pampa, Fiat Fiorino...
Saveiro faz sucesso entre os modificados
Compactas têm aos montes, mas, e as médias? Não, nenhuma. Houve estudos dos fabricantes, não mais que isso. Dois muito interessantes: Chevrolet Opala e Fiat Tempra. Fico imaginando como seria levar aquela geladeira velha na casa da sogra, seja um Tempra picape possivelmente equipado motor 2,0 litros turbo de 165 cv ou um Opala picape e seu 4,1 litros, preparado com três carburadores "boca cromada". Teria que amarrar -muito- bem a geladeira.
Projeção picape Opala e protótipo picape Tempra no Museu do Automóvel de Brasília




Nenhum comentário:
Postar um comentário