por Junio Oliveira
Chamam a atenção o grande limpador de para-brisa e o periscópio
Antes de trabalhar na Mercedes-Benz, Eberhard Schulz havia construído o Isdera Erator GT, um Ford GT 40 (bem) modificado. E, com certeza, esse projeto foi seu passaporte para a fabricante alemã, onde ficou por cinco anos atuando como engenheiro de projeto. Depois, com a Isdera, idealizou o protótipo de supercarro WC 311 para a Mercedes. Não tendo o interesse de ter o protótipo em produção, a Mercedes permitiu que a Isdera fabricasse-o, e forneceria motor e outros componentes. Em 1.984, Lamborghini Countach QV, Ferrari 288 GTO e Testarossa ganharam a companhia do Imperator 108i.
"Asas de gaivota"
Seu chassi era feito em spaceframe, estrutura originalmente desenvolvida por fabricantes de carros de corrida nos anos de 1.950, basicamente formado por tubos soldados. Sua vantagem, obviamente, é a melhor rigidez que o chassi monocoque. De negativo, os acessos a cabine e compartimento do motor ficam bastante comprometidos, provavelmente por isso o equiparam com portas "asas de gaivota". Já a carroceria usava fibra de vidro e possuía um curioso periscópio no teto e um gigante e funcional limpador de para-brisa. E, apesar do belo perfil, não é muito aerodinâmico: Cx de 0,38. Seu interior tinha cores sóbrias, bancos concha e painel modelo cockpit.
Interior sóbrio e envolvente
Os Imperator feitos no início eram equipados com motor V8 5,0 litros de 235 cv. Simples e confiável, mas não correspondia ao visual exótico do carro. Mas, assim que possível, era disponibilizado para a Isdera motores de desempenho maior. Tanto que os Imperator seguintes receberam diversos motores: V8 5,6 litros de 304 cv, AMG V8 5,6 litros de 395 cv e AMG V8 6,0 litros de 425 cv.
Imperator 108i3
Seus números de desempenho não o lançavam como melhor, porém foi o
suficiente para colocá-lo entre os melhores da época. Em um teste realizado pela americana Road&Track, o Imperator equipado com V8 de 395 cv fez as provas de 0 a 97 km/h em 5,0
s e velocidade máxima alcançou 283 km/h.
Com 30 unidades produzidas, o Imperator deixaria de ser fabricado em 1.993. Porém a Isdera continuaria com projetos, sendo seu ultimo o Autobahnkurier AK 116i, de 2.006.





Nenhum comentário:
Postar um comentário