Na corrida tecnológica e pelo conquistar de territórios, a BMW agenda para 2015 o lançamento de uma nova família de motores. Porém, não é uma família qualquer. Trata-se um um conceito modular, que dispões de um cilindro comum para toda uma gama de motores: 3, 4 e 6 cilindros em linha. Tanto a gasolina quanto diesel. As cilindradas poderão variar de 1500 cc até 3000 cc.
Outro dia, fui mandar revelar umas fotos e a moça me falou: "Uma foto sai por R$ 1,00. Se for mais que 20 unidades eu faço cada uma por R$ 0,80." Podemos usar este exemplo para entender o objetivo da BMW. No lugar das fotos e do valor citado, poderíamos substituir por pistões (outros exemplos: bielas, mancais, anéis, etc...) e alguns euros, respectivamente. Obviamente, além do custo ficar reduzido em relação aos fornecedores, outros objetivos seriam flexibilizar as linhas de montagem, perante a produção.
Um dos grandes benefícios da flexibilização das linhas de montagem, seria a de eliminar a construção de novas fabricas de motores. Logo, também haverá uma redução nos custos de pesquisa e desenvolvimento. Ou se o mercado tiver uma procura muito alta por motores a gasolina, poderá reduzir rapidamente a produção dos diesel. E isto se deve ao fato deles poderem ser feitos na mesma linha de montagem. Em motores não modulares, tem que se parar a linha ou passar para uma segunda.
O cilindro universal deverá possuir 500 cc, um injetor central, uma taxa de fricção (atrito) reduzida e será envolvido por um bloco de alumínio.
A BMW diz também que a relação de compartilhamento dos motores a gasolina e diesel será de 40%. Nos modelos em que difere apenas cilindrada, o compartilhamento será de 60%. A porcentagem maior se explica pelo fato de não precisar alterar a composição da cabeça dos pistões. O famoso sistema Vanos poderá ser aplicado com uma configuração idêntica para todos. Isto mostra que ao se desenvolver uma tecnologia, será mais "simples" sua introdução nesses motores.
Facilitará também o desenvolvimento de um motor de alta performance a partir de uma versão básica. Ou a criação de versões hibridas.
Fonte: Auto Motor
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