sexta-feira, 27 de julho de 2012

Um V12, cinco décadas e vários touros enraivecidos


Ao ler as histórias sobre os nomes da indústria automobilística italiana, eu vejo bastante gente vingativa. Veja só:  Se já não bastasse Ferrucio Lamborghini querer revidar a resposta atravessada de Enzo Ferrari, ele ainda chama Giotto Bizzarrini pra briga. Bizzarrini era ex-engenheiro chefe da Ferrari. Lamborghini também o chamou para projetar um motor para seu superesportivo.
Como resultado saiu um exemplo de longevidade. O V12 projetado por Bizzarrini  ganhou o mundo através do Lamborghini 350 GT (este, a resposta de Ferrucio), em 1964. Bizzarrini, que antes de trabalhar para a Lamborghini, passou pela ATS (Automobili Turismo e Sport) e antes dessa pela Ferrari. Ele usou como base para sua criação um motor de Formula 1 de 1.5-litros que tinha desenhado para a Ferrari.
No mês de maio de 1963, o V12 que tinha como principal avanço o cabeçote de árvore quádrupla (isto uma vingança ao ex-patrão Ferrari por não permitir tal avanço na 250 GTO), ganharia vida num dinamômetro. Foi conseguido 370 cv a 9.000 rpm. Bizzarrini tinha a convicção de poder conseguir mais cavalos, algo em torno de 400 cv as 11.000 rpm. Tudo isso leva a crer uma tendencia às competições por parte de Bizzarrini. Só para lembrar, Bizzarri desenhou o motor da lendária 250 GTO.
No entanto, o foco de Lamborghini era completamente oposto. O intuito era oferecer um carro esporte capaz de bater a Ferrari. E... claro, esta história você já sabe.
Agora, falando um pouco mais sobre o V12, além de longevo, se demostrou muito flexível as mudanças dos padrões da industria. Acredito firmemente que se não fosse por isso, jamais teria sobrevivido por tanto tempo. E me pergunto: "Será que Giotto Bizzarrini tinha em mente fazer um motor com esta característica ou só ia faze-lo para render somente potência?" Seja lá o que for, a essência deste motor durou quase 50 anos. Vendo a sua história, podemos perceber que a maior prova de fogo passada por ele, tavez tenha sido na hora de equipar o Diablo. Por um fato que hoje não é novidade pra ninguém: o nível de emissões de poluentes. No ínicio dos anos de 1990, o bicho já tinha começado a pegar pro lado dos super esportivos neste aspecto. Ou até mesmo no Murciélago, onde este durou de 2001 até 2010, uma época onde os ambientalistas são chatos até demais. Nada contra vocês, tá joia? V12 Bizzarrini, um motor a ser admirado.

Abaixo, as fichas de cada motor e seu respectivo modelo:

350 GT/400 GT
Tipo: V-12 de 60 graus, com bloco de alumínio, montado na parte frontal, tração traseira
Distribuição: Duas árvores de cames à cabeça, transmissão por corrente, duas válvulas por cilindro
Cilindrada: 3.464 cc/3.929 cc
Diâmetro e curso: 77 x 62 mm/82 x 62 mm
Relação:9,5:1/10,2:1
Potência: 280 cv a 6.500 rpm/320 cv a 6.500 rpm
Torque: 33,2 kgfm a 4.500 rpm/38,3 kgfm a 4.500 rpm
Alimentação: Seis carburadores duplos Weber 40 DCOE



Miura P400/ P400 S/P400 SV
Tipo:V-12 de 60 graus, com bloco de alumínio, central-traseiro, tração traseira
Distribuição:Duas árvores de cames à cabeça, transmissão por corrente, duas válvulas por cilindro
Cilindrada:3929 cc
Diâmetro e curso:82 x 62 mm
Relação de compressão:9,8:1/ 10,4:1
Potência:350 cv a 7.000 rpm/ 370 cv a 7.500 rpm/ 385 cv 7.850 rpm
Torque:36,8 kgfm a 5.000/ 39 kgfm a 4.500/ 40 kgfm a 5.200 rpm
Alimentação:Quatro carburadores triplos Weber 40 DCOE

Jarama GT 400/GTS 400
Tipo: V-12 de 60 graus, com bloco de alumínio, montado na parte frontal, tração traseira
Distribuição: Duas árvores de cames à cabeça, transmissão por corrente, duas válvulas por cilindro
Cilindrada: 3.929 cc
Diâmetro e curso: 82 x 62 mm
Relação de compressão: 10,7:1
Potência: 350/365 cv a 7.500 rpm
Torque: 40,2/ 41,5 kgfm a 5.500 rpm
Alimentação: Seis carburadores duplos Weber 40 DCOE

Espada GT (I)/GTE (II)/GTE (III)
Tipo:V-12 de 60 graus, com bloco de alumínio, montado na parte frontal, tração traseira
Distribuição:Duas árvores de cames à cabeça, transmissão por corrente, duas válvulas por cilindro
Cilindrada:3.929 cc
Diâmetro e curso:82 x 62 mm
Relação de compressão:9,5:1
Potência:325 cv a 6.500 rpm/350 cv a 7.500 rpm
Torque:38,3/ 40,2 kgfmm a 5.500 rpm
Alimentação:Seis carburadores duplos Weber 40 DCOE


Countach LP 400/5000 S/ 25 th Anniversary
Tipo:V-12 de 60 graus, com bloco de alumínio, central-traseiro, tração traseira
Distribuição:Duas árvores de cames à cabeça, transmissão por corrente, duas válvulas por cilindro/quatro válvulas por cilindro
Cilindrada:3929 cc/ 4.754 cc/ 5.167 cc
Diâmetro e curso:82 x 62 mm/  85 x 69 mm/ 85,5 x 75 mm
Relação de compressão:10,5:1/ 9,2:1/ 9,5:1
Potência:375 cv a 8.000 rpm/ 375 cv a 7000 rpm/ 455 cv 7.000 rpm
Torque:37,2 kgfm a 5.000/ 41,7 kgfm a 4.500 rpm/ 51,1 kgfm a 5.200 rpm
Alimentação:Seis carburadores duplos Weber 40 DCOE/ Injeção eletrônica K-Jetronic Bosh (USA)

Diablo/ SE30 Jota/ GT/ VT
Tipo:V-12 de 60 graus, com bloco de alumínio, central-traseiro, tração traseira
Distribuição:Duas árvores de cames à cabeça, transmissão por corrente, quatro válvulas por cilindro
Cilindrada:5.709 cc/ 5.992 cc
Diâmetro e curso:87 x 80 mm/  85 x 69 mm/ 87 x 84 mm
Relação de compressão:10:1/ 10,7:1
Potência:492 cv a 7.000 rpm/ 600 cv a 7.300 rpm/ 575 cv 7.300 rpm/ 550 cv a 7.100 rpm
Torque:59 kgfm a 5.200/ 65,2 kgfm a 4.800 rpm/ 64,2 kgfm a 5.500 rpm/ 63,2 kgfm a 5.500 rpm
Alimentação:Injeção eletrônica multiponto sequencial

Murciélago/ LP 640/ LP 670 SV
Tipo:V-12 de 60 graus, com bloco de alumínio, central-traseiro, tração integral
Distribuição:Duas árvores de cames à cabeça, transmissão por corrente, quatro válvulas por cilindro
Cilindrada:6.192 cc/ 6.496 cc
Diâmetro e curso:87 x 86 mm/  88 x 89 mm
Relação de compressão:10,7:1/ 11:1
Potência:580 cv a 7.500 rpm/ 640 cv a 8.000 rpm/ 670 cv 8.000
Torque:66,3 kgfm a 5.400/ 67,3 kgfm a 6.000 rpm/ 67,3 kgfm a 6.000 rpm
Alimentação:Injeção eletrônica multiponto sequencial

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