"Em estradas sinuosas de montanha, o GTI 16V demonstrou um comportamento irrepreensível, que convida à condução esportiva."
- Eduardo Doria, Auto Esporte, setembro de 1995.
Por que ele é um esportivo verdadeiro?
O melhor Gol GTI já produzido. Sem contar o conjunto mecânico afinado. Destaque para o câmbio e bloco que equipava, na época, alguns modelos da Audi e para o cabeçote que vinha do Golf.
Ficha Técnica
Preço médio (atual) | R$ 17.180,40
Produzido | 1996-2000
Motor | 1.984 cm³ 16 V aspirado,
quatro cilindros, 141 CV a 6.250 rpm,
17,8 kgfm a 4.500 rpm
Transmissão | Cinco marchas,
manual, tração dianteira
Suspensão | Dianteira: ndependente,
Traseira: eixo de torção
Freio | Dianteira: Disco rígido;
Traseira: Tambor
Direção | Pinhão e cremalheira com amortecedor
Peso | 950 kg
Comprimento/Largura/Altura | 3.850/1.601/1.375 (em mm)
Desempenho | 0 a 100 km/h: 9,7 s; Velocidade máxima: 180 km/h
"As modificações aplicadas na suspensão favoreceram a estabilidade do esportivo. E perdeu aquela característica comum dos Uno em sair de frente." - Eduardo Pincigher, Quatro Rodas, Abril de 1994
Por que ele é um esportivo verdadeiro?
Leve, acelera que é uma beleza e, desde já, é um baita pré-clássico!
Ficha Técnica
Preço médio (atual) | R$ 12. 273,00
Produzido | 1994-1996
Motor | 1.372 cm³, 8V Turbo,
4 cilindros, 116 CV a 6.000 rpm,
17,0 kgfm a 3.500 rpm
Transmissão | 5 marchas,
manual, tração dianteira
Suspensão | Dianteira: Independente, McPherson
Traseira: independente, braços oscilantes
Freio | Dianteira: Disco rígido,
Traseira: Tambor
Direção | Pinhão e cremalheira, assistida
Peso | 1.065 kg
Comprimento/Largura/Altura | 3.654/1.548/1.445 (em mm)
Desempenho | 0 a 100 km/h: 8,96 s; Velocidade máxima: 192 km/h
Dodge Dart SE
"Apesar de ter a mesma mecânica dos outros Dodge - um dos carros nacionais de melhor aceleração e velocidade máxima - o SE perdeu algumas comodidades para ser mais barato." - Matthias Petrich, Quatro Rodas, junho de 1972
Por que ele é um esportivo verdadeiro?
O Charger brasileiro não passava de um Dart com maquiagem pesada para ficar parecido com o Charger norte-americano. E isto, degrada a imagem de um carro que pretende ser esportivo. Portanto, o Dart SE assume o posto de esportivo verdadeiro por seu estilo original.
Ficha Técnica
Preço médio (atual) | n/d
Produzido | n/d
Motor | 5.212 cm³, 16V aspirado,
8 cilindros em V, 198 HP a 4.400 rpm,
41,5 kgfm a 2.400 rpm
Transmissão |
3 marchas, manual,
tração traseira
Suspensão | Dianteira: independente com braços triangulares
Traseira: dependente de eixo rígido com feixe de molas
Freio | Dianteira: tambor
Traseira: tambor
Direção | Rosca e sem fim
Peso | 1.495 kg
Comprimento/Largura/Altura | 4.960/1.810/1.390 (em mm)
Desempenho | 0 a 100 km/h: 10,7 s; Velocidade máxima: 171 km/h
"Realmente, os cavalinhos a mais, junto com a nova relação final das marchas, deixaram o Uno 1.5 R mais ágil em todas as situações de trânsito, quando obtivemos uma resposta melhor do motor nas retomadas de velocidade." - Cássio Danilo, Motor 3, dezembro de 1986
Por que ele é um esportivo verdadeiro?
A linha R de uma forma geral era leve e isso facilitava a vida do motor - ao puxar a carroceria - e principalmente a do piloto/motorista na hora de acelerar. Destaque para o 1.5 R movido à etanol, que em um teste da extinta e gloriosa Motor 3 alcançou uma passagem na velocidade máxima de 180 km/h.
A linha R de uma forma geral era leve e isso facilitava a vida do motor - ao puxar a carroceria - e principalmente a do piloto/motorista na hora de acelerar. Destaque para o 1.5 R movido à etanol, que em um teste da extinta e gloriosa Motor 3 alcançou uma passagem na velocidade máxima de 180 km/h.
Ficha Técnica
Preço inicial/final | R$ 4.466,00/11.047,00
Produzido | 1987-1994
Motor | 1.498/1.581 cm³ 8V aspirado,
4 cilindros, 85/88/92 cv a 6.000/5.600/5.750 rpm
12,9/13,7/13 kgfm a 3.500/3.250/3.500 rpm
Transmissão | 5 marchas, manual
tração dianteira
Suspensão | Dianteira: ndependente
Traseira: independente
Freio | Dianteira: Disco ventilado
Traseira: Tambor
Direção | Pinhão e cremalheira
Peso | 856/ kg
Comprimento/Largura/Altura | 3.644/1.548/1.445 (em mm)
Desempenho | 0 a 100 km/h: 11,6/10,9/11,4 s; Velocidade máxima: 176/163/171 km/h
"A combinação do estilo arrojado com o acerto mais esportivo da suspensão, somado ainda ao motor turbinado e à função overboost (aumenta o torque e torna a direção mais firme), formam um casamento perfeito. E não pense que, por causa do sobrenome esportivo, o Bravo T-Jet agrada apenas pelo desempenho." - Carlos Guimarães, Setembro de 2011
Por que ele é um esportivo verdadeiro?
O mesmo que eu havia dito sobre o Punto T-jet, porém um pouco melhor. Devido a uma marcha a mais e o dispositivo overboost.
Ficha Técnica
Preço inicial/final | R$ 58.236,00/R$ 65.875,00
Produzido | 2012-
Motor | 1.368 cm³ 16V Turbo,
4 cilindros, 152 cv a 5.500 rpm
21,1 kgfm a 2.250 rpm (23,0 kgfm a 3.000 rpm)
Transmissão | 6 marchas, manual
tração dianteira
Suspensão | Dianteira: Independente do tipo McPherson
Traseira: Semi-independente do tipo eixo de torção
Freio | Dianteira: Disco ventilado
Traseira: Disco
Direção | Pinhão e cremalheira, hidráulica
Peso | 1.370 kg
Comprimento/Largura/Altura | 4.336/1.792/1.488 (em mm)
Desempenho | 0 a 100 km/h: 8,7s; Velocidade máxima: 206 km/h
Puma GTE
"O novo Puma passava a utilizar chassi, suspensão e motor Volkswagen - o boxer refrigerado a ar, posicionado na traseira, de quatro cilindros e 1,5 litro. O entre-eixos foi reduzido para apenas 2,15 metros, o que lhe conferia grande agilidade nos trechos sinuosos." - Francis Castaings, Best Cars Web Site.
Por que ele é um esportivo verdadeiro?
O Puma GTE representou e representa os profissionais gabaritados de nossa terra, que são capazes de fazer ótimos carros. Prova disso foi a sua exportação para vários países do continente europeu e EUA.
Ficha Técnica
Preço médio (atual) | n/d
Produzido | n/d
Motor | 1.584 cm³ 8V aspirado,
4 cilindros, 70 cv a 4.700 rpm
12,3 kgfm a 3.000 rpm
Transmissão | 4 marchas, manual
tração traseira
Suspensão | Dianteira: Independente
Traseira: Independente
Freio | Dianteira: Disco
Traseira: Tambor
Direção | setor de rosca e sem fim
Peso | 680 kg
Comprimento/Largura/Altura | 3.965/1.585/1.140 (em mm)
Desempenho | 0 a 100 km/h: 12,5s; Velocidade máxima: 165 km/h
"Os primeiros carros produzidos com o nome GT Malzoni ou, como eram mais conhecidos, DKW Malzoni, foram fabricados na versão original espartana de uso. Próprio para pistas , com acabamento simples, assim reduzia seu peso." - Danilo Caldeira, Antigos de Garagem, Edição número 3.
Por que ele é um esportivo verdadeiro?
Junto com o Willys Interlagos, ajudaram a construir um cenário o automobilismo brasileiro.
Ficha Técnica
Preço médio (atual) | n/d
Produzido | n/d
Motor | 981 cm³ 6V aspirado,
3 cilindros em linha, 60 cv a 4.500 rpm
9,0 kgfm a 2.500 rpm
Transmissão | 4 marchas, manual,
tração dianteira
Suspensão | Dianteira: n/d
Traseira: n/d
Freio | Dianteira: tambor
Traseira: tambor
Direção | n/d
Peso | 800 kg
Comprimento/Largura/Altura | 3.850/1600/1.200 (em mm)
Desempenho | 0 a 100 km/h: n/d ; Velocidade máxima: 145 km/h
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